Conheça Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios Florestais
Com a chegada do tempo de seca e estiagem, foi necessário que a Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (SDH-UFG) em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), a Escola de Agronomia (EA) e a Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ) elaborasse um plano para prevenir e combater incêndios florestais no câmpus.
Razões para a criação do plano
- Tempo de resposta de atendimento do CBMGO é alto para os meses de estiagem devido à grande demanda de atendimento na região metropolitana.
- Os incêndios geralmente ocorrem próximos a edificações da UFG ou áreas de experimentos científicos possibilitando/ causando prejuízos materiais e científicos.
- Possibilidade de uso de pessoal próprio para a proteção da nossa universidade.
- Central de Operações/SDH como coordenação da equipe de combate ao foco de incêndio.
Composição das brigadas de incêndio
As brigadas de incêndios são coordenadas pelo Elias Magalhães, secretário da SDH e compostas pela Escola de Agronomia (EA/UFG), Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ/UFG), Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) e pela Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos (SDH/UFG). Para a viabilização desse plano, o câmpus foi dividido em três áreas, e em cada área atuará uma equipe.
- Equipe A: Escola de Agronomia
- Equipe B: Escola de Veterinária e Zootecnia
- Equipe C: Secretaria de Infraestrutura
- Equipe D: Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos
Como será feito o combate a incêndios?
Em primeiro plano, é necessário que a comunidade acadêmica contribua para a prevenção de incêndios tomando cuidados para que incêndios não iniciem. De acordo com o Ofício Circular Nº 2/2025/SDH/UFG, a comunidade acadêmica deve se atentar ao descarte de materiais inflamáveis, não utilizar fogo para fazer a limpeza de terrenos, não utilizar fogo em áreas agrícolas, fumar apenas em locais adequados e não descartar bitucas de cigarro acesas.
Porém, em caso de incêndio, devem ser tomadas as seguintes atitudes:
- Se afastar do local para evitar acidentes.
- Fazer um chamado no aplicativo Minha UFG, ou então pelo número 3521-2000.
Com isso, o coordenador e o brigadista designado para o local do incêndio irá mobilizar equipes e aplicar o método combatente necessário para a extinção do incêndio.