iluminação Samambaia

Cegef realiza melhorias na segurança da UFG

Em 01/07/16 09:10. Atualizada em 01/07/16 18:07.

Ações atendem à parte das reivindicações das estudantes que ocuparam a Reitoria

Texto: Angélica Queiroz

Fotos: Carlos Siqueira

Como parte das ações definidas no processo de construção da Política de Segurança da UFG e atendendo a demandas contidas na pauta de reivindicações das estudantes que ocuparam o prédio da Reitoria, o Centro de Gestão do Espaço Físico da UFG (Cegef), já iniciou a implementação de ações para a melhoria da segurança nos câmpus da UFG em Goiânia. Segundo o diretor do Cegef, Marco Antônio de Oliveira, no Câmpus Samambaia a ronda noturna na avenida entre o ICB IV e a rotatória do Instituto de Informática foi ampliada desde o dia 22 de junho. 

Também foi iniciada a poda de árvores nos estacionamentos visando melhorar a iluminação destes espaços.  Até o momento, já foram substituídas 180 lâmpadas, incluindo as que estavam queimadas nos estacionamentos. A substituição das lâmpadas nas demais vias internas e no anel viário devem ser repostas, por meio de um trabalho realizado em parceria com a Prefeitura de Goiânia. Além disso, foram instalados 20 novos holofotes e outros sete tiveram suas lâmpadas trocadas na saída dos prédios, entre os prédios e nos pontos de ônibus. No Câmpus Colemar Natal e Silva, a poda das árvores e a substituição de lâmpadas queimadas também já estão em andamento.

Hoje a UFG conta um total de 407 seguranças, 285 homens e 122 mulheres, entre vigias e vigilantes na Regional Goiânia. Segundo Marco Antônio Oliveira, será negociado junto à empresa terceirizada um maior equilíbrio entre o número de homens e mulheres que trabalham segurança da UFG. Ainda segundo ele, o Cegef vai buscar parcerias com unidades acadêmicas da universidade para oferecer cursos de capacitação, visando preparar melhor os profissionais de segurança para lidar com casos de assédio, estupro e assalto.

A equipe de segurança da UFG tem atualmente três automóveis e seis motos. Mais duas motos devem ser adquiridas para a ronda. "O aumento da ronda motorizada será feito a partir de um aditivo ao contrato, já em elaboração, com a empresa de segurança", explica o diretor do Cegef. A previsão é de aproximadamente 10 dias para assinatura deste aditivo.

A Assessoria de Comunicação da UFG (Ascom) também está produzindo uma campanha sobre assédio moral e sexual a ser divulgada em todos os veículos de comunicação institucional. Em reunião aberta à participação de toda a comunidade universitária, serão apresentadas as propostas iniciais, que deverão ser avaliadas e discutidas para definição daquela que melhor contemple os anseios da comunidade.

iluminação Samambaia

iluminação Samambaia

Lâmpadas e holofotes foram instalados no Câmpus Samambaia

Categorias: Última hora