SDH presente em Inauguração do Laboratório de Biossegurança Nível 3
Evento marca avanço para a pesquisa científica em Goiás

A Secretaria de Promoção de Segurança e Direitos Humanos (SDH) da Universidade Federal de Goiás (UFG) participou, nesta sexta-feira (26/6), da inauguração do primeiro Laboratório Multiusuário de Nível de Biossegurança 3 (NB3) do Estado de Goiás. O evento foi realizado no auditório do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG) e reuniu representantes do Governo de Goiás, da comunidade universitária e de instituições parceiras que contribuíram para a implantação da nova estrutura.
Além do secretário da SDH, Elias Magalhães, estiveram presentes a reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto, representando o governador Daniel Vilela; o presidente da Fapeg, Marcos Arriel; o ex-reitor da UFG, Edward Madureira; a coordenadora do NB3, Ana Paula Junqueira-Kipnis; o diretor do IPTSP, Yves Ternes; a diretora executiva da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Flávia de Oliveira; e a subsecretária de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, representando o secretário estadual da Saúde, Rasível dos Santos.
Durante a cerimônia, a reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, destacou que o NB3 representa um avanço para a pesquisa científica, a formação de profissionais qualificados e o fortalecimento da saúde pública, consolidando Goiás como referência na produção de conhecimento. “O NB3 vai ocupar um papel no desenvolvimento científico, na pesquisa e nas repercussões que isso terá na saúde da população”, afirmou.
Texto: João Carvalho (com informações da FAPEG). Fotos: Equipe SDH