SDH realiza capacitação de vigilantes com ênfase nos Direitos Humanos
Evento oferecido anualmente visa humanizar o atendimento da vigilância universitária
O auditório da PRPI recebeu nos últimos dias 12 e 13 de março, os vigilantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) para uma Capacitação em Segurança Universitária e Direitos Humanos, promovida anualmente pela Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos (SDH).
O encontro, que tem como objetivo apresentar as necessidades específicas de uma segurança universitária com ênfase na diversidade da comunidade acadêmica, contou com a presença da reitora Angelita Pereira de Lima, do vice-reitor Jesiel Carvalho, do secretário da SDH Ricardo Barbosa de Lima, juntamente do secretário adjunto Elias Magalhães. Contribuíram também com as palestras, Daniela da Gilka, representando a GSI, o tecnólogo da área de Segurança Institucional, Rogério Marques Júnior, e o secretário adjunto de Inclusão, Pedro Cruz, ao lado da diretora de Mulheres e Diversidades da SIN, Maria Meire.
O secretário Ricardo Barbosa destacou a importância do trabalho da vigilância ao afirmar que circulam pelos campis da UFG mais de 40 mil pessoas, o que, segundo ele, equipara a Universidade à 28º maior cidade do estado de Goiás. “Se você pegar os dados de atendimentos disponíveis no Analisa e comparar com qualquer outra cidade de 30 mil habitantes, vai perceber que nossos números são traços”, explicou Ricardo, relembrando que a UFG é a única universidade do país a disponibilizar em tempo real os chamados e atendimentos.
Também foram pautas da capacitação os princípios constitucionais da Administração Pública; Diversidade e proteção a grupos vulneráveis; Estratégias de defesa dos Direitos Humanos e de Inclusão no ambiente universitário; Atendimento à comunidade universitária e estudos de caso da área de segurança.
Fotos: João Carvalho
Source: João Carvalho