
Diretores de unidades e órgãos da UFG discutem segurança
Encontro convocado pela Reitoria discutiu ações e propostas para garantir uma Universidade mais segura
Texto: Luiz Felipe Fernandes
Foto: Carlos Siqueira
Diretores de unidades acadêmicas e órgãos administrativos da Universidade Federal de Goiás (UFG) se reuniram na tarde desta quinta-feira (23/6) com o reitor Orlando Amaral para discutir temas relacionados à segurança em toda a instituição. Foram debatidas ações e propostas para garantir um ambiente universitário mais seguro, com reconhecimento e respeito à diversidade. O reitor ressaltou que esta é uma preocupação que integra o Plano de Gestão 2014-2017, mas que se tornou emergencial com os recentes eventos envolvendo a UFG.
Em maio do ano passado o Conselho Universitário (Consuni) instituiu uma Comissão de Segurança que, em parceria com o Núcleo de Estudos sobre Criminalidade e Violência (Necrivi/UFG), realizou um diagnóstico detalhado da instituição. O relatório foi amplamente divulgado e discutido com a comunidade universitária de todas as regionais e subsidiará a elaboração da Política de Segurança da UFG. Outras duas reuniões vão debater o tema: uma no dia 24 de junho, às 14h, no auditório da Biblioteca Central, no Câmpus Samambaia; e outra no dia 29 de junho, às 14h, no Centro de Aulas D, na Praça Universitária.
No encontro também foi ressaltada a importância do combate à violência contra a mulher. "Esta é uma discussão que deve ter um espaço cada vez maior em nosso ambiente e na sociedade como um todo. É passada a hora de nos reeducarmos como pessoas e como instituição para lidar com questões que envolvem violência e preconceito de qualquer natureza", disse o reitor. Orlando Amaral conclamou os diretores a levar o debate para suas unidades e órgãos.
Entre outros assuntos, Orlando Amaral falou sobre as propostas apresentadas ao grupo de estudantes que ocupa a Reitoria
Respostas às reivindicações
Outro assunto abordado na reunião foi a ocupação da Reitoria por um grupo de estudantes desde o dia 15 de junho. Os diretores de unidades acadêmicas e órgãos administrativos da UFG destacaram que o documento apresentado pela Reitoria em resposta às reivindicações do grupo abrange propostas consistentes e que demonstram o compromisso da instituição em tomar providências em relação aos problemas apontados.
O reitor acrescentou que as medidas serão executadas em curto, médio e longo prazos. Algumas intervenções já estão em curso, como poda de árvores em locais em que a iluminação estava comprometida, reposição de lâmpadas e reforço nas rondas noturnas em pontos de ônibus. O documento contém ainda ações e políticas voltadas à construção de um processo formativo que promova o respeito aos direitos, à individualidade e à diversidade das mulheres, pessoas negras e integrantes da comunidade LGBT. Também foi reforçado o compromisso com o combate ao assédio moral e sexual.